segunda-feira, 28 de maio de 2012

Para corações fortes!

Em partida válida pelas quartas de final do Mineiro 2012, os Inconfidentes venceram os Touros de Uberaba em partida novamente decidida nos últimos instantes. Torcer par aos ouropretanos neste campeonato é proibido para cardíacos! Confiram como foi o jogo no relato de Breno Castilho:

Após a desistência de última hora dos Leopardos, de Uberlândia, a Federação Mineira de Rugby  determinou que o confronto válido pelas quartas-de-final deveria ocorrer entre os Inconfidentes e Taurus, de Uberaba. Local e horário da partida foram mantidos. O pouco tempo que se seguiu entre a marcação do confronto e a realização da partida, não permitiu que os times obtivessem informações ou estudassem seu adversário. 

A lógica sugeria que o time da casa , os Inconfidentes, tomaria as ações no início do jogo. No entanto, foi justamente o contrário que aconteceu. Aproveitando-se da desorganização defensiva dos Inconfidentes, os Touros do triângulo mineiro não precisaram de mais do que 5 minutos para anotar o primeiro try. Atordoados, os ouropretanos voltaram a falhar logo em seguida na reposição de bola, permitindo ao fullback uberabense “Black” atravessou todo o campo em velocidade para anotar mais um belo try. Try convertido e com apenas 8 minutos passados no relógio, Taurus vencia por 12 a 0.

A reação ouropretana começou pela reorganização defensiva de seus 3/4 , que fechando os espaços não mais cedia oportunidades de infiltração aos visitantes. Com a defesa controlada, a equipe passou a utilizar chutes táticos para ganhar campo e pressionar os Touros em sua própria defesa. Uma vez recuperada a posse de bola, os ouropretanos atacavam todas as bolas com seu pack de forwards que, em um excelente dia, parecia impossível de ser parado.  E foi justamente dessa forma que os Inconfidentes diminuíram a diferença. Após abrir várias fases, se aproximando cada vez mais do in-goal uberabense, o scrum-half improvisado Breno Castilho apoiou a bola no chão, e fez os primeiros 5 pontos do time amarelo e negro no dia. Try convertido por Gustavo “Robocop” Pedrão.

O try acordou a equipe do Taurus que voltou a ser ofensiva e fazer jogadas em profundidade.  Sem conseguir achar espaços para penetrar na defesa ouropretana, os uberabense aproveitaram as oportunidades em penais que tiveram para chutar aos postes.  E, dessa forma, finalmente voltaram a pontuar. Agora, Taurus liderava por 15 pontos contra 7 dos donos da casa.

Mas os ouropretanos pareciam ter encontrado a fórmula para a vitória. Empurrando o scrum adversário por vários metros e sempre ganhando campo nas jogadas de pick-and-go, os Inconfidentes iam, pouco a pouco, avançando rumo ao campo adversário. Os uberabenses se empenhavam na defesa, mas quando os Inconfidentes tiveram um penal a apenas 5 metros do in-goal dos oponentes, os donos da casa pediram a formação de um scrum e lentamente empurraram os visitantes para trás. E depois de grande passe do oitavo Tiago “Xurek” Chaves, coube novamente ao scrum-half Breno Castilho o trabalho de apoiar a bola para marcar o try. Try novamente convertido por “Robocop” e a vantagem uberabense diminuía para apenas um ponto.

Ainda no fim do primeiro tempo, os Touros aproveitaram mais uma oportunidade com um penal para colocar mais 3 pontos no marcador e fechar o placar da primeira metade do certame na dianteira. Taurus 18 x 14 Inconfidentes.

A segunda etapa começou um pouco mais lenta. Com vários problemas de lesão entre seu forwards, os Inconfidentes não conseguiam a mesma continuidade em jogadas de pick-and-go, apesar de continuarem soberanos nos scrum. Os visitantes também tinham sua principal arma, a velocidade e entrosamento de seus ¾, neutralizada pela defesa amarela e negra. Com dificuldades em anotar tries, os times tentavam pontuar com chutes. E contando com o preciso pé de “Robocop”, os Inconfidentes conseguiram passar a frente com duas conversões de penais. O placar agora mostrava 20 a 18 e o time da casa pela primeira vez estava na frente no placar.

Aparentemente cansados, os uberabenses contavam com a possibilidade de um novo chute para voltar a liderar, mas o time da casa, tendo provado da precisão do chutador adversário, não oferecia mais essas valiosas chances.

O jogo parecia se encaminhar para um final sem novos tries quando a defensiva dos Taurus cometeu um grave erro. Após receber uma bola dentro de seu in-goal, o time vermelho-e-azul do triângulo tentou atacar, mas foi logo contido pelos ouropretanos e forçados a jogar a bola para fora pelo seu próprio in-goal. Novo scrum a 5 metros e os Inconfidentes tinham a chance que queriam. Em um último grande esforço de seu pack, os ouropretanos lentamente levaram os uberabenses para um passeio em seu próprio in-goal  e o oitavo Tiago “Xurek” Chaves apoiou a bola para marcar um lindo pushover try.

Com 10 minutos ainda restando no relógio, a equipe do triângulo mineiro tentava a todo custo pontuar. No entanto, atrapalhados pelo próprio nervosismo, cometiam muitos erros e não chegaram a oferecer reais riscos aos aurinegros.

Placar final: Inconfidentes 25 x 18 Taurus. E, além da vaga nas semi-finais do Mineiro `12, o time da casa finalmente brindava sua torcida com uma grande vitória conquistada após uma virada espetacular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário