quarta-feira, 16 de maio de 2012

B com cara de A!


Fechando a rodada e a primeira fase do Campeonato Mineiro de Rugby XV as equipes da capital viajaram até o triângulo mineiro para enfrentar os Touros de Uberaba e os Leopardos de Uberlândia. Confiram como foram as partidas:

Debaixo de muita água, a equipe principal do BH Rugby e os universitários do Taurus UFTM enfrentaram-se em Uberaba apenas para “cumprir tabela”. Se por um lado os belorizontinos já haviam se consolidados na primeira posição da chave, doutro as chances dos Touros em fugir da lanterna e, consequentemente, da repescagem eram mínimas. Entretanto, quem esperava um jogo morno e sem emoções impressionou-se com o que viu em campo.

Prejudicando a velocidade e o handling, o mal tempo conferiu ao duelo um inesperado equilíbrio ao trazer o embate para o aspecto predominante do contato físico. Demonstrando muita vontade e aplicação os Touros surpreenderam na defesa com bons tackles e contra-rucks, enquanto os alvinegros tinham sérias dificuldades em manter a posse de bola e imprimir seu habitual ritmo de jogo. A desconcentração dos visitantes traduziu-se em sucessivos penais a favor dos mandantes, culminando na abertura do placar com o bom chute do segundo centro Adalto Nunes. Sofrendo com dificuldades em trabalhar o jogo nos seus 3/4s, a equipe alvinegra concentrou o jogo no avanço dos forwards, dominantes nos scrum´s e line-out´s, sendo recompensada com dois tries antes do encerramento da primeira etapa. Taurus UFTM 03 x 10 BH Rugby.

O início do segundo tempo marcou também a melhoria das condições climáticas e, consequentemente, da qualidade técnica da partida. Mesmo atuando muito aquém do esperado, os belorizontinos souberam trabalhar a ovalada no ritmo necessário para encontrar as brechas na defesa uberabense, sobretudo pelas pontas frequentemente desprotegidas. Pressionados no campo defensivo os Touros não aproveitaram as raras oportunidades para pontuar que obtiveram, principalmente nos penais desperdiçados por seu chutador, fator que poderia ter conferido à equipe local motivação extra para retomar a intensidade demonstrada na primeira metade do certame. Placar final: Taurus UFTM 03 x 40 BH Rugby.

Fato curioso durante a partida foram os vários tries perdidos no primeiro tempo pelos atletas do BH Rugby que simplesmente não observaram e ultrapassaram a linha de fundo do campo, já castigada pelo temporal que assolou a região.

No complemento da rodada os Leopardos de Uberlândia receberam também em Uberaba a equipe de desenvolvimento do BH Rugby no confronto que definiria o segundo colocado do grupo. A partida ocorreu em local neutro uma vez que os uberlandenses foram punidos pela Federação Mineira de Rugby com a perda do mando de campo em razão de infelizes acontecimentos no derby local frente ao URC.

Após um atraso de aproximadamente 30 minutos, em função da demora na chegada dos Leopardos, a disputa iniciou-se com amplo domínio alvinegro. Alternando com qualidade jogadas abertas e fechadas, os belorizontinos encurralaram os rubronegros em seu campo de defesa que por sua vez limitaram-se à aliviar a pressão com chutes táticos. Jogando ofensivamente e demonstrando grande entrosamento entre o jovem meio-scrum Pedro Henrique e o experiente abertura Juan Carey (ex-Duendes/ARG), a equipe do BH Rugby dominou os rucks e manteve o controle da posse de bola, garantindo uma boa vantagem no placar ainda na primeira etapa.

Com as substituições do intervalo a segunda etapa mostrou-se mais equilibrada, concentrando as ações na faixa central do gramado. Os Leopardos ainda esboçaram uma reação anotando o try mais bonito do dia em boa infiltração do segundo centro que avançou com velocidade por metade do campo até o in goal. O tento, apesar de plástico, não foi suficiente para abalar os belorizontinos que seguiram aplicando o bem sucedido padrão de jogo do primeiro tempo, fechando o placar em Leopardos 05 x 47 BH Rugby.

Com os resultados, as equipes da capital se classificaram nas duas primeiras colocações do Grupo A e enfrentaram JF Rugby (BH Rugby “A”) e UFLA Rugby (BH Rugby “B”) nos playoff´s. Os Leopardos, terceiros colocados na chave, viajarão até Ouro Preto para duelar com os Inconfidentes. Já os Touros terão pela frente os Búfalos de São João Del Rei, fora de casa, na indigesta batalha contra o rebaixamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário