segunda-feira, 30 de abril de 2012

DAVID COLOCANDO EM XEQUE AO GOLIAS


Dizem que o esporte amador é tão fascinante pois possibilita àqueles que a este se dedicam momentos inesquecíveis, de pura emoção, raros em um mundo recheado de profissionalismo e cobrança por resultados. O surpreendente resultado da partida entre Inconfidentes Rugby e Varginha Rugby, realizada neste sábado (28/04) em Ouro Preto, nos mostrou apenas uma amostra do “monstro” que ajudamos a nascer, e que agora parece começar a andar por suas próprias pernas, o nosso rugby mineiro.  

Por Daniel Alejandro Marolla e colaboração de Breno Castilho

Tive a honra de participar de uns dos jogos mais emocionantes da história do Campeonato Mineiro de Rugby, entre o time que mais cresceu nesta temporada, o Inconfidentes Rugby de Ouro Preto e os experientes jogadores do Varginha Rugby, vice-campeões estaduais.

A partida começou após o horário agendado em virtude de problemas na estrada entre Belo Horizonte e Ouro Preto que atrasaram o árbitro do certame, porém, uma vez iniciada, o tesão pela bola oval se fez sentir por ambas as equipes.

A estratégia dos Inconfidentes para vulnerar a superioridade rugbística do adversário ficou clara desde os primeiros minutos, segurar a posse de bola com o pack de forwards e voltar para seu campo sempre com pontos no bolso, proporcionados pelo excelente pé do seu hooker Mário Gustavo “Robocop”. Parte pela estratégia bem montada e parte pela indisciplina do seu adversário, a proposta tática ouropretana deu resultado ante um Varginha que não conseguia somar pontos frente a uma defesa muito bem plantada pelos jogadores de Ouro Preto que, embora dominados nas formações fixas, recuperavam a bola pelos erros de handling de seu adversário.

Ainda nos primeiros minutos da peleja, os ouropretanos abriram o placar com um penal convertido por “Robocop”. No entanto, os varginhenses não demoraram a reagir, respondendo com um try de Wellington Almeida que, após rápida troca de passes, apoiou a bola rente à linha lateral pra anotar os primeiros cinco pontos para os visitantes. Sem se abalar com a rápida resposta dos adversários, os donos da casa conseguiram seu primeiro try em uma jogada do fullback Victor “Meitermo” Lamounier, que recebeu a ovalada no meio de campo, fez um belo chute até o in goal adversário e foi mais veloz que a defesa varginhense conseguindo apoiar a bola e colocar Ouro Preto novamente na frente do placar, prontamente convertido pelo abertura Gabriel “Jacareí” Abreu.

Os visitantes receberam um cartão amarelo em cada tempo de jogo por indisciplinas de seus jogadores e isso fez o jogo mais íngreme do que necessário, agravado pela grande quantidade de água que começou a cair na metade do primeiro tempo, fatores que prejudicaram ainda mais seu bem conhecido e efetivo jogo de mãos. Sem poder contar com sua ferramenta principal, os forwards varginhenses começaram a avançar com um inédito jogo fechado, similar ao que fazia os mandantes, mas Ouro Preto continuava a somar no marcador através de seu hooker “Robocop” e segurava a equipe do Varginha fora das suas 22. Assim foi embora a primeira metade com Ouro Preto virando inesperadamente o primeiro tempo acima no placar. Inconfidentes Rugby 13 x 5 Varginha Rugby.

O Varginha, que tinha começado o jogo sem um de seus principais jogadores, o centro Cleiton Rodrigues, try-man das duas primeiras edições do campeonato, rapidamente mudou suas peças, e saiu para a segunda etapa com suas armas principais em um campo que tinha perdido as marcações pela quantidade de água que jogava o céu.

Com as mudanças os varginhenses se lançaram ao ataque com maior impeto, dessa vez conseguindo obter vantagem sobre os ouropretanos. Os atuais vice-campeões mineiros martelaram os Inconfidentes contra sua própria área de in goal até que finalmente conseguiram apoiar a bola com Cleiton Rodrigues, convertido por Rogério Brito, que juntos fizeram a diferença, deixando o time do sul do Minas apenas um ponto atrás no placar. O Ouro preto continuou a somar com o pé e apoiou seu segundo try do jogo explorando as costas da defesa adversária com a velocidade do ponta Cléverson “Sagat” Eleutério, não convertido pelo abertura.

A partida se tornou mais pegada e mais quente, com o árbitro precisando intervir várias vezes para acalmar os ânimos dos jogadores em campo. O forte ritmo da disputa cobrou seu preço principalmente sobre os forwards de Ouro Preto que, exaustos, não conseguiam mais fazer frente a seus pares do Varginha, passando estes a dominar completamente o scrum anfitrião, sempre empurrando-o  por vários metros. E foi dessa forma que Varginha conseguiu chegar a mais um try, com um scrum perfeito, os varginhenses conseguiram empurrar seus oponentes até o in goal, anotando um belo pushover try, mostrando que os visitantes ainda estavam vivos na disputa.

Nesses últimos 10 minutos, com um jogador a menos para cada time, pela expulsão do fullback do Varginha por agressão ,e o sin-bin do asa do Inconfidentes por tackle alto, novamente o centro Cleiton, em forte investida pela lateral do campo, anotou o derradeiro try do certame, convertido mais uma vez por Rogério Brito, e, sem tempo para mais nada, os varginhenses colocavam números finais na partida, fazendo valer seus mais de 15 anos de Rugby para virar nos últimos minutos um jogo incrível. Inconfidentes Rugby 24 x 26 Varginha Rugby.

Acredito que faltou experiência aos Inconfidentes para entender que estavam ganhando o jogo e que deviam controla-lo, lado outro sobrou experiência no Varginha para jogar com o resultado, somando-se o fato de que o jogo tocou um ponto limite entre o jogo duro e a violência, no qual Ouro Preto entrou e não conseguiu se controlar mais.

O resultado deixa um Ouro Preto com cara de protagonista, consolidado na segunda colocação do grupo B, e um Varginha com muito que trabalhar para encarar os playoffs do Mineiro, uma vez que, a vitória, apesar de conseguida de maneira heroica, pode não ser suficiente para dar-lhes a almejada melhor campanha geral da primeira fase.

Quem perdeu, perdeu, quem esteve lá e aguentou a chuva, dificilmente irá esquecer desse jogo.

O Inconfidentes Rugby agradece ainda aos parceiros que acreditam no trabalho do time e apoiam a evolução do esporte em Ouro Preto, em Minas Gerais e no Brasil; são eles: Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Gorceix, Secretarias de Esporte e de Saúde da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Jornal Voz Ativa, Masterix e Associação Atlética Aluminas.

43 comentários:

  1. o jogo foi bom...ja arbitragem!quem esteve presente percebeu que esteve em duvida varias veses, e deve ter alguma coisa contra os varginheses...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você sente que o mundo está contra você, tem que para e pensar se o errado da história não é você mesmo.

      Excluir
    2. pelo que ouvimos falar, não é a 1ª vez que os inconfidentes são beneficiados pelo apito amigo.

      Excluir
    3. Quando a arbitragem se recusou a dar W.O. contra o time de Varginha, eu não vi ninguém reclamando... agora tem gente querendo falar de apito amigo???

      Excluir
  2. Vezes é com Z e sempre ah desculpas para os chorões!!!

    Vamos aprender a aceitar os resultados e a escrever galera!!!

    ResponderExcluir
  3. Otimo jogo! sem duvida um dos melhores que já vi... são esses momentos que fazem do rugby ser a maravilha que é.

    ResponderExcluir
  4. SEMPRE rola os mimimi, mas a verdade é que o inconfidentes ta de parabéns, e 2013 promete!!

    ResponderExcluir
  5. o arbitro no rugby, enxerga cores, assim que entra em campo, ele esqueceçe quem é seu amigo, irmão ou o que for para aplicar as leis com toda justiça, temos a mania de saber mais que os outros, se acha que houve erros, vista a camisa do arbitro e entre em campo, pare de reclamar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito... Quando um dos times em campo massacrou o time que o arbitro é ou era treinador, podemos notar uma certa picuinha do arbitro para com o time em questão. O que esse animal esquece é de que a surra ninguém vai tirar. Pior ainda quando um desses "arbitros" não tem nem coragem de pisar em campo, com medo do time do qual ele proviu certa desvantagem no jogo anterior. Mostra ainda mais a falta de caráter e a incompatibilidade com o esporte. E pra quem falou que "achou ruim a arbitragem, veste a camisa vai lá e faz melhor", eu acho que não adianta nada colocar pessoas desqualificadas e despreparadas para uma função tão importante.

      Excluir
  6. Vencemos!!! isso basta!!!!
    dizer isso ou aquilo não interessa, somente vitória interessa.
    Vencer não é tudo é a única coisa GO HEAD VARGINHA RUGBY....
    próxima vez iremos jogar com mais titulares....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. joguem com mais homens tbm

      Excluir
    2. HAHAHHAHAHHAHAHA TOMAAAA !!!

      Excluir
    3. pelo jeito a suposta "experiência" de varginha no rugby, só exista mesmo dentro do campo. Parabéns pelo jogo e parabéns ao Inconfidentes Rugby pelo modo de pensar "No entanto, sempre consideramos titulares aqueles que estão aptos e dispostos a jogar."

      Excluir
    4. Primeiramente, aos dois times, parabéns.
      Mas como me ensinaram, o RUGBY é um esporte de cavalheiros. É um esporte de HOMENS que prezam a amizade e o companheirismo acima de qualquer vitória.
      Acho muito desnecessária essa discussão sobre quem ganhou ou quem perdeu, e mais desnecessário ainda jogar a culpa em cima de qualquer árbitro.
      Não banalizem esse esporte maravilhoso!
      E mais uma vez.. parabéns a ambos os times!

      Excluir
    5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk......................................

      Excluir
  7. parabéns para o inconfidentes e para o Varginha... eu estava presente e vi que eles tiveram que ganhar de 16 em campo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho ctz que sua visão é completamente imparcial, né?
      Vc viu tbm as agressoes feitas pelos jogadores de varginha?

      Excluir
    2. tiveram que ganhar de 30... pq pelo que parece no grupo de ouro preto, não há espaço para: mais bonito, mais forte, intocável, TITULAR, ...

      Excluir
  8. Varginha venceu o jogo e está de parabéns. Culpar a arbitragem pelo resultado é ridículo. O juiz, assim como nós jogadores, erra. Mas erra contra os dois lados. Jogamos contra o jogo sujo de vários jogadores varginhenses sem jamais reclamar com o juiz ou pedir qqer tipo de punição. Outra coisa ridícula é deixar implícito que o resultado não foi tão bom quanto vcs esperavam pela ausência de muitos titulares. Que eu saiba, Rogério, Walison, Cleiton, e etc. são todos titulares. Lembro de ter visto todos eles em campo... Nós, do Inconfidentes Rugby, só podemos medir forças contra aqueles que entram em campo para jogar contra a gente. É injusto deduzir que nos daríamos pior contra outros jogadores que não se dispuseram a jogar.
    Dos 30 jogadores que temos inscritos no campeonato, só pudemos levar 22 para o jogo. Ou seja, também tivemos desfalques. No entanto, sempre consideramos titulares aqueles que estão aptos e dispostos a jogar.
    Espero ter a oportunidade de jogar novamente contra o senhor e seus titulares em um futuro próximo.

    Abraços e, mais uma vez, parabéns pela vitória.

    Breno Castilho.
    INCONFIDENTES RUGBY.

    ResponderExcluir
  9. Os dois times estão de parabéns, o Inconfidentes mereceu a vitória mas como diz o ditado, o jogo vai até o apito final espero que o time de Ouro Preto consiga nos próximos jogos administrar melhor o tempo, assim pode ir longe, acredito que com trabalho duro os Ouro Pretanos possam chegar as semi com respeito e seja o que deus quiser!!, quanto aos jogadores de Varginha simplesmente aceitem o resultado e esqueçam o orgulho, não é possivel que um time tão experiente consiga parecer um time de futebol diante dessas reclamações e tudo mais, Vamos jogar RUGBY pessoal!!

    ResponderExcluir
  10. eh por isso que varginha nao ganha o mineiro, em vez de jogar eles ficam chorando.

    ResponderExcluir
  11. Pessol, evitem colocar lenha na fogueira...pois o campeonato não acabou e um novo confronto poderá acontecer...ninguem bateu mais ou menos...mas todos jogaram duro, não foi...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ao invés de lenha na fogueira, joguem a bola no Scrumm e deixa o pau quebrar!!!

      p.s.: Scrum titular, por favor!

      Excluir
    2. foi o jogo mais robado que ja viiiiii!!!!!!juizinhoooo mais sem vergonhaa!!

      Excluir
  12. Tô vendo que a galera do futebol veio parar no rugby. Que vergonha. Mais respeito à figura do árbitro e ao time adversário, moçada. Isso aqui não é circo, não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais foi uma palhaçada aquele arbitro tdo mundo viu que ele num gosta de vga de jeito nenhummm!!!passoo a mão com forçaa!!!

      Excluir
    2. Se o cara passou tanto a mão assim, por que o Varginha ganhou... hein?

      Excluir
    3. quem fala assim de juiz não joga e não sabe oq é rugby !!!ridiculo!!! ass:renato (jacare)!!!

      Excluir
  13. de onde q o arbitro e?!?!?!

    ResponderExcluir
  14. Soh tem neguinho anônimo aqui??? Como vcs querem ser respeitados se soh ficam criticando e xingando e naum colocam a cara a tapa?!?!? Acho q vc deveria considerar começar a moderar os comentários aqui, excelentíssimo senhor dono do blog Alvarito...

    Felipe Castro

    ResponderExcluir
  15. Desculpe o comentário, mas discussões assim se resolve no campo, se o jogo foi roubado pro Inconfidentes, Varginha não teria ganhado. Agora reclamar de uma vitória pô,ajuda ai né? Rugby é um jogo de respeito e ainda acima disso é jogado por amigos e irmãos acho desnecessário essa discussão.

    Otávio Faria

    ResponderExcluir
  16. PQ NUM MONTA O VFC(VARGINHA FUTEBOL CLUBE) PRA ESSES CHOROES. o juiz errou para os dois lados, além disso o jogo foi até os 45, tempo em que eles marcaram o try... fica esperto cambada de MARICONS! respeito demais o time de varginha, mais esses caras aí que fazem o time afundar.

    ResponderExcluir
  17. Por algo é um dos melhores jogadores do Rugby Mineiro e um dos melhores do Brasil...

    http://varginharugby.blogspot.com.br/2012/05/espirito-varginha-de-rugby.html?spref=fb

    ResponderExcluir
  18. REINALDO ANJOS MARQUES ( MOMU )2 de maio de 2012 às 20:29

    Depois de uns 15 anos de Rugby, me intristesse a forma como essa discussão acontece. Att Reinaldo Marques ( MOMU )

    ResponderExcluir
  19. Viadagem du caralho esse bateboca!!!!! Quero ver pegar a bola e partir pra cima d mim,...vem nenem...ai eu t mostro o espírito do RUGBY....hehehehhe

    Heliodesmodrônico...mais conhecido como "MEN"

    ResponderExcluir
  20. Q Rídiculo esses tipos de briga..Parabéns Varginha vcs vem mostrando talento,esforço e o príncipal para ser um Rugbier..Técnica e Moral..O Jogo foi bem disputado mais a Vitória foi dos nossos Homens do Varginha Rugby..Concerteza estaremos na final,pois até hj no mineiro estamos invicto e não vai ser um timinho q assistiu a videos do varginha o mês inteiro se preocupando e se descabelando,enquanto a gente só queria e buscava mais técnica sem nos preocupar..Quanto ao caso de apanhar se não quer apanhar vai jogar volei,pq rugby é pra Homens..Afinal o Juiz teve falhas sim mais mostramos q com nossas técnicas fomos melhores e além de td apenas estavamos entrando em campo pra jogar e já esperavamos sim q fossem jogar bem os Inconfidentes..Pq pra jogar com um time invicto tem q ser bom mesmo..Parabéns HOMENS de Varginha e os despeitados q comentaram ao invés de ficar aqui criticando viram homem e cria técnica..E quanto a final espero q os Homens do Varginha Rugby enfrentem contra vcs pra preocupações de vcs e para nossa alegria de mostrar Talento..Mais é óbvio q vai ser contra BH..Parabéns aos dois times q jogaram sim..Mais a imaturidade das Críticas mostra q não estão com nada..Parabéns Varginha Rugby...Espirito de Rugby Galeraa..Rugby é para Homens e Mulheres de Verdade..

    ResponderExcluir
  21. vey, na boa... li umas 5 vezes seu texto e juro que só entendi 40% do que (talvez) vc queira ter dito. Sobre a parte de apanhar e/ou bater... jogar duro difere de socos, cotoveladas, chutes... Pra vc, os que apanham sem gostar devem ir pro vôlei... PARA MIM, os que jogam sujo afim de ferir a integridade física do seu companheiro de atividade, gostando, que devem repensar, refletir sobre o que é e o que significa o Rugby.

    vc parabeniza o Inconfidentes e ao mesmo tempo se refere a ele como "timinho"

    Realmente, espirito de rugby... à vc

    ResponderExcluir
  22. Pois é eu só dei parabéns pq não queria humilhar seu timinho...Jogo sujo não apenas Tackles perfeitoss...Vcs q deveriam ir treinar e criar técnicas pra tentar saber jogar um pouquinho..Vcs jogam mal demais..Afinal acho q vc deveria voltar pra escola do q jogar Rugby pq pra ler 5 vezes e não entender só analfabeto..Além de jogadores ruins analfabetos..kkkkkkkkkk...Mais uma vez Varginha Rugby jogamos muito bem..E não vamos amais voltar a esse site hipocrita q não nos oferece nada pq a vitoria foi nossa..E o q basta é treinar e cris Técnica isso q precisamos..Não de discutir com marmanjas q não aceitam Perder...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você é tão macho assim pq não se identifica??? Tem medo??? Covarde!!! O Timinho treina bastante, e teve um excelente jogo com uma equipe de primeira que é o Varginha! Só vc babaca que não se identifica é que não tem humildade e hombridade o suficiente! Se o Presidente do Varginha já se pronunciou oficialmente em nome do time, só um babaca sem respeito e educação para ir contra o próprio time!

      Excluir
    2. ''É POSSIVEL SAIR DE UMA DERROTA GANHANDO E TBM É POSSIVEL SAIR DE UMA VITÓRIA COMO PERDEDORES'' CARA NÃO TE CONHEÇO MAIS CONCERTEZA VOCÊ DEVE SER UM TREMENDO DE UM ZÉ MANÉ, QUEREMOS LEVAR O RUGBY PRA FRENTE E NÃO MOSTRAR QUEM É MELHOR QUE QUEM...SE DEPENDESSE DE PESSOAS COMO VC NÓS NUNCA TERIAMOS O CAMPEONATO MINEIRO JÁ QUE OS ''TIMINHOS'' NÃO PODERIAM PARTICIPAR, MAIS NÃO SE ESQUEÇAM DO PASSADO, VOLTE UM POUCO E EM DIGA SE VC NASCEU JOGANDO RUGBY.. NINGUEM NASCE JOGADOR, MECANICO, PINTOR, ENGENHEIRO, PROFESSOR.. ETC NÓS NASCEMOS HUMANOS CAPAZES DE APRENDER ALGO E MELHORAR NOSSAS HABILIDADES NO QUE FAZEMOS... RUGBY É O QUE VC FAZ NÃO QUEM VC É... DESSA FORMA TODOS NÓS PODEMOS MELHORAR NOSSA TECNICA COM A PRATICA, AGORA OS VALORES SIM FAZ DE VC O QUE VC É ...COISA QUE VC NÃO TEM
      QUE DEUS ABEÇOE TODOS OS JOGADRES DE AMBOS OS TIMES E COLOQUE NO CORAÇÃO DELES A CAPACIDADE DE SE VER NO OUTRO SÓ ASSIM PODEMOS EVITAR A GUERRA...

      Excluir