quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Saiu a tabela do Campeonato Mineiro de XV 2.012!

A Federação Mineira de Rugby divulgou hoje o calendário e a tabela da primeira divisão do Campeonato Mineiro de Rugby 2.012,  modalidade XV jogadores. O torneio terá início em 17 de março e a grande final está prevista para 30 de junho. A formula de disputa também foi alterada, ficando bastante parecida com o utilizado pela CBRu no SUPER 10, agora os quatro primeiros de cada grupo formarão o chaveamento das quartas de final e os últimos de cada chave disputarão a colher de pau em jogo único, onde o perdedor disputará uma repescagem contra o primeiro colocado da 2ª divisão.

Por questões geográficas os grupos do último ano foram mantidos, assim como não houve a adição de novas equipes, uma vez que estas integrarão a recém criada segunda divisão:

GRUPO A
BH Rugby
BH Rugby B
Taurus Rugby/UFTM
URC - Uberlândia Rugby
Leopardos Rugby

GRUPO B
Varginha Rugby
UFLA Rugby Team
JF Rugby
UFSJ Rugby Football Clube
Inconfidentes Rugby

A novidade fica por conta da possível transmissão televisiva das semifinais e finais do torneio ao vivo, fato inédito no rugby estadual!

Será divulgado nas próximas semanas o calendário e a tabela da 2ª divisão, que ocorrerá em paralelo à primeira. Para maiores informações acerca das taxas de inscrição para atletas e clubes consultem o site da Federação Mineira de Rugby.

Em breve análise dos grupos!

20 comentários:

  1. engraçado todo ano o msm chaveamento??????

    ResponderExcluir
  2. ja sei é pq o fica melhor pro BH vir com seus dois times em um dia só e fazer os dois jogos,é isso ne?to certo federaçao?BH e varginha jamais no msm grupo e tb BH A e o BH B jamais em grupos separados

    ResponderExcluir
  3. se o sorteio dos times nas chaves fosse uma mega sena ano que vem eu estaria milionario ...

    ResponderExcluir
  4. Bom vamos lá, rs. Não faço parte da FMR, tampouco tenho algum interesse na composição dos grupos, mas vamos ver o caso pelo lado lógico:

    1 - Varginha e BH no mesmo grupo: Já imaginou NZ e Africa do Sul no mesmo grupo de uma copa do mundo? Guardada as proporções (rs) as chaves precisam ter Varginha e BH como cabeças até que tenhamos mais times no mesmo nível.

    2- BHR "A" e BHR "B" no mesmo grupo: Acredito que não faria diferença pro BH levar seus times para locais diferentes, como já fizeram ano passado e vão fazer esse ano (em breve dilvulgo tabela completa), porém, apesar de improvável, uma final entre BHR A e BHR B poderia comprometer a lisura do torneio para aqueles que o veem de fora e não entendem o dia a dia do nosso esporte.

    3 - Mesmos grupos do ultimo ano: Sou um dos mais ferrenhos defensores de uma nova composição de grupos, porém não há como negar os argumentos da FMR. Nem todos os times de Minas possuem condições financeiras para realizarem diversas grandes viagens em um curto período de tempo. Imagine o URC, um bravo time de estudantes universitários, tendo de custear 2, 3 viagens para o sul de minas, idem para Juis de Fora. UFLA, UFSJ, e Inconfidentes ainda gozam dos benefícios da parceria com as universidades locais. Ainda assim, nunca é demais lembrar que mesmo neste formato ainda tivemos problemas no ano passado com W.O., situações estas que prejudicam e muito a imagem do nosso esporte.

    Por fim, acho que devemos nos concentrar na maior mudança, os playoff´s, desta vez o quarto colocado de um grupo continuará na briga pelo título, e não pela 7º colocação como no último ano.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. TAMBEN CONCORDO COM O QUE O CARA FALO LÁ EM CIMA

    RESUMINDO NÃO HOUVE SORTEIO E OS GRUPOS FORAM DEFINIDOS COMO QUISERAS...AO MEU PONTO DE VER MANEIRA INJUSTA E CORRUPTA,POIS AO MESMO MODO QUE DEFINI QUE BH A E VARGINHA SENDO A SUPREMACIA E OS OUTROS A INFERIORIDADE PRESUMIMOS O RESULTADO DOS TIMES QUE VÃO ESTAR NA FINAL,SENDO OS OUTROS TIMES JOGANDO PELO 3 LUGAR E POR APENAS PARTICIPAÇÃO OU O FULGA DO REBAIXAMENTO.

    AGRADEÇO AO ESPAÇO DEMOCRÁTICO
    RESPEITO SUA OPINIÃO APESAR DE NÃO CONCORDAR

    E EU COMO A MAIORIA DO NUMERO DE ATLETAS VAMOS ENTRAR NESSE EM BUSCA DE CHEGAR DA DISPUTA DO 3 POIS A FINAL JA ESTA ESCRITA

    VAMOS JOGAR COM OS MESMOS ADVERSÁRIOS DO ANO PASSADO

    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  6. Acredito que por ser o primeiro ano da "Segunda divisão" o vencedor podia altomaticamente com a vaga do "BH B", pois considero que desta forma daria mais espaço para o rugby mineiro crescer e não monopolizaria este crescimento para a capital, tendo em vista que o BH rugby ja é uma equipe consolidada no cenário nacional e as demais equipes ainda estão engatinhando

    Felipe Genaro - Uberlândia Rugby Clube

    ResponderExcluir
  7. é se for assim todo ano é a msm coisa

    ResponderExcluir
  8. Também concordo que as chaves deviam ser diferentes, mas em qualquer competição existe os famosos cabeças de chave e no caso do campeonato mineiro de Rugby são BHR A e Varginha. Mesmo se os dois ficassem na mesma chave, a final seria entre os dois devido a forma que serão jogados os playoffs. Infelizmente por enquanto as finais serão sempre entre esse dois times que são os melhores do estado. Acho que o trabalho da FMR é viabilizar uma melhor lojistica para os times do interior que são quase todos universitários e com certeza teriam dificuldades para varias viagens durante o campeonato.
    Lembrando que os playoffs serão no moldes do super 10, intao haverá quartas, semis e a final, diferente dos últimos anos, quando os primeiros de cada grupo faziam a final.
    Aos que reclamam do campeonato, deviam focar na melhor preparação da sua equipe para bater de frente com o BHR e o Varginha e tirar a hegemonia deles pq já esta passando da hora !!!
    Para quem acompanha o Rugby nacional, é o que esta acontecendo no super 10, onde o São José e bandeirantes estão sempre disputando as finais, mas cada vez mais ameaçados por times como rio branco, pasteur, Niterói entre outros.

    ResponderExcluir
  9. Felipe, pelo que sei a intenção é que o BH B realmente pare de disputar o Mineiro Sério A com o tempo, ou que fique restrito somente à Série B. Isso soh depende do surgimento e crescimento de mais equipes.

    ResponderExcluir
  10. Eu estive presente na definiçao das chaves tentamos mudar os grupos ,mas na votaçao a maioria foi contra,entao fico assim,a desculpa foi o custo das viagens,agora fico claro ne

    ResponderExcluir
  11. Vamos treinar, jogar e chegar na qualidade dos cabeças de chave, aí sim, vamos aprender a escrever e reivindicar alguma coisa. "Juis", "altomaticamente" e "tamben"???

    ResponderExcluir
  12. Senhores antes de falarem do chaveamento deveriam conversar com os responsáveis de suas equipes.

    No Curso de Arbitragem que foi realizado em Julho de 2011 em BH, o Bruno reuniu-se com os responsáveis pelas suas equipes que estavam presentes e abriu votação para qual o formato que gostaríamos que fosse o Mineiro de 2012.

    A conclusão que todos os representantes dos clubes chegaram foi a mesma que vocês aqui: o ideal seria fazer um sorteio para o chaveamento, para que todas as equipes do estado tenha hipóteses de se enfrentar. Porém a realidade não é essa... e pesou a questão de gastos para percorrer grandes distâncias.

    Não me lembro qual foi o resultado da votação em números, mas quase todos (se não todos) os representantes votaram em manter o formato por ser mais viável!

    Também gostaria muito de enfrentar todas as equipes do estado, mas infelizmente neste momento não é possível...

    Tenho certeza que vamos evoluir e sair desse chaveamento "engessado", mas por enquanto tem que ser assim.

    Caio Santos - Uberlândia Rugby Clube

    ResponderExcluir
  13. Resumo da seguinte maneira, pra ser campeão tem que vencer qualquer time que caia na sua chave de origem independentemente de quem seja.

    estou anomino porque os bonitos que criticam só assinam como anonimos...

    Agora se algum time não tem problemas com os custos de deslocamento que levante a mão..

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. vlw pelo beeijo mais eu deixo pros meu companheiros de rugby se é que eles querem
    heheheheheheh

    vamo mudar isso ai o ano que vem
    pq eu queria mt jogar com os times da outra chave
    n tive essa oportunidade ainda pois machuquei ano passado
    quero carne nova no pedaço
    JA QUE MANDA É O DINHEIRO
    QUE FAÇA 3 OU 4 ENCONTROS DURANTE O ANO Q ACONTECERA VARIOS JOGOS E ASSIM POSSA MUDAR ISSO AI


    gustavo vaz(pistola)---TAURUS RUGBBY

    ResponderExcluir
  15. Penso que o BH B é uma excelente equipe, pois mescla os veteranos com os novos jogadores, entretanto sabemos que a melhor forma de evoluir um time é jogando bastante, eu não fiz uma "crítica", só acho que as equipes que começaram por agora evoluiriam muito mais jogando a primeira divisão e quanto maior as oportunidades melhor para evoluir nosso campeonato.

    mando um tackle nos anônimos e um beijo pra xuxa e outro pra sacha

    Felipe Genaro

    ResponderExcluir
  16. para todos os q querem tirar o BHR B,podem tentar fazer isso dentro do campo,e um time como qualquer outro,ta para jogar

    ResponderExcluir
  17. Sou responsável pelo time da UFSJ e totalmente a favor do chaveamento por região.

    Ano passado acompanhei de perto a peleja para os amigos do Inconfidência viajarem até Uberlândia. E digo que por ppouco não houve um segundo W.O no campeonato. Parabens ao pessoal da UFOP que lutou e conseguiu a grana para a viagem ao triângulo. Não sei se em São João teríamos a capacidade de levantar esses fundos para a viagem.

    Minas é um estado muito grande. A UFSJ disponibiliza um ônibus para os alunos, mas não para os jogadores que não são alunos. E temos um limite de milhagem por semestre de 1000km. Ou seja, em uma viagem ao triangulo, gastariamos o que a faculdade nos disponibiliza e teriamos de arcar com esta grande despesa para uma outra viagem longa.

    Tudo bem, pra participar de um campeonato, tem de haver gastos e planejamento. Mas se pode reduzir os gastos e fazer um torneio, porque não?!

    Este ano ao que parece o terceiro tempo será obrigatório, ou seja, mais um gasto consideravel. Ao mínimo 3 terceiros tempo cada equipe terá de bancar.

    Haverá mais viagem se o time passar às semi finais e outra se passar à final.

    Sinceramente, os universitários daqui passam aperto com grana. Muitos só vão às festas que o time organiza pois nao podem gastar com farra. Tenho jogadores que estao nos programas de auxilio estudantil pois nao tem como se manter em SJ com o que suas familias mandam.

    Muitos jogadores que trabalham na sexta e sábado deixam de jogar para cumprir seu serviço. Ano passado viajamos para juiz de fora com 15 atletas dos 27 inscritos. Fomos a ouro preto com 17.

    Se já esta dificil os caras conseguirem uma folga em meio periodo do sabado, o que acontecerá se tivermos que viajar na sexta a tarde para ir pra uberlandia ou uberaba?

    E em uma cidade de 75 mil habitantes, como se consegue ter um time sustentado por patrocinios privados?? SIMPLESMENTE NAO CONSEGUE-SE.

    Então sou a favor desse molde de campeonato, até que os times se estruturem e consigam ser auto-suficientes com os gastos e mão de obra, secando o minimo possivel o bolso dos jogadores.




    Com relação ao BH B, é um time que merece estar na 1° divisão. Entretanto, já que temos times numa outra divisão, penso que este time deveria ser permitido participar apenas da divisão de ascenso. Somente se houver um numero inferior de participantes que ele poderia entrar como convidado no primeiro escalão. Simplesmente por questão de credibilidade do torneio.


    Estou muito esperançoso de que este ano seja muito boa a organização, e que todos os times dêem show.

    Att. - Luiz Alberto - UFSJ RUGBY

    ResponderExcluir